Beleza e Estética

Rotina de beleza: como evitar rugas prematuras

como evitar rugas

Quer saber como evitar rugas prematuras?

Se há algo contra o qual não podemos lutar, é a passagem do tempo. Os anos passam para todos e assim como nossas experiências nos dão experiência e sabedoria, forjando nosso caráter, elas também deixam uma marca em nossa pele.

Na verdade, por volta dos trinta anos, a passagem do tempo começa a se tornar visível em nosso rosto, e em nossa pele em geral. Você já se perguntou por que isso acontece nessa idade? Existem remédios para prevenir ou retardar o aparecimento de rugas? veja a seguir como evitar rugas.

Por que as rugas aparecem

Tudo tem uma explicação: as rugas se formam por volta dos 30 anos porque as células da nossa derme ficam um pouco atrasadas quando se trata de se renovar e morrer mais rapidamente. 

Nosso corpo produz colágeno e outras substâncias como elastina ou ácido hialurônico de forma muito vigorosa e natural nos primeiros anos de vida, mas à medida que crescemos a maquinaria começa a desacelerar.

E então aparecem as primeiras rugas. Que momento! Comparável a quando encontramos nosso primeiro cabelo grisalho ou quando uma criança nos chama de senhora na rua. E embora o envelhecimento geralmente não seja apreciado, a melhor coisa a fazer é provavelmente levá-lo com filosofia, aceitando que é um processo natural contra o qual não podemos lutar e que faz parte do nosso ciclo de vida.

Da mesma forma, podemos ser cautelosos; O ditado popular nos ensinou e os especialistas também: se queremos minimizar a marca que a passagem do tempo deixa em nossa pele, na forma de rugas, por volta dos 25-30 anos devemos começar a realizar rotinas e cuidados específicos. A prevenção é nossa maior aliada.

Diferença entre cronoenvelhecimento e fotoenvelhecimento

Além de serem palavras com as quais venceríamos qualquer jogo, são termos que usamos para diferenciar dois tipos de envelhecimento. 

Cronoenvelhecimento refere-se a envelhecer com o passar do tempo, sem mais; o fotoenvelhecimento, por outro lado, ocorre devido às longas exposições ao sol e ao não uso de protetores solares adequados.

Assim, o uso de fotoprotetores durante todo o ano ajuda a reduzir a quebra de colágeno e elastina e ajuda a nossa pele a envelhecer mais lentamente.

Aposte em uma boa rotina de prevenção

Outro ingrediente na fórmula da juventude eterna é a perseverança; Não é um ingrediente em si, mas é fundamental se queremos que a nossa pele pareça mais suave e luminosa a partir dos 25 anos. Dedicar alguns minutos por dia ao nosso cuidado facial é fundamental, e limpeza e hidratação não podem faltar nessa rotina. 

Lave bem o rosto para se livrar das impurezas e limpe qualquer óleo que possa ter se desenvolvido durante a noite e ao longo do dia. A água micelar é uma aposta segura, pois ajuda a limpar a pele sem ressecá-la e, além disso, ajuda a equilibrar os níveis de oleosidade. 

Antes da hidratação, recomenda-se usar um sérum que nutre a nossa pele e a prepara para assimilar todos os benefícios de um hidratante.

Cuidados semanais e específicos para retardar o aparecimento de rugas

Verificação diária de limpeza e hidratação, mas e os cuidados semanais? Se você deseja que sua pele fique mais saudável e que as rugas não comecem a ser notadas tão cedo, o melhor é incluir a aplicação de uma máscara facial semanalmente na sua rotina de beleza

Da mesma forma, esfoliando a pele, eliminaremos as células mortas que tanto embaçam nosso rosto e ajudaremos o rosto a absorver melhor os nutrientes dos produtos e tratamentos que aplicamos. 

Como evitar rugas: Use produtos de acordo com a sua idade e o estado da sua pele

Se eu usar um creme antirrugas em uma idade jovem, vou retardar ainda mais o aparecimento de rugas? A lógica pode nos levar a pensar que esta é uma ideia muito boa, mas nada poderia ser mais do contrário, pois esses tipos de produtos contêm níveis de gordura que, embora necessários para a pele madura, são contraproducentes para a pele jovem.

Este excesso de óleo não é bem absorvido pela pele e é provável que vejamos poros entupidos e excesso de secreção sebácea.

Como evitar rugas: Com dieta e estilo de vida

A boa vida cobra seu preço. Ou vida ruim, vamos olhar cada um como preferir. Falta de sono, tabaco e álcool, uma dieta baseada em alimentos industrializados, banhos de sol excessivos.

Todos esses são fatores que afetam a saúde da nossa pele. Aqui estão algumas dicas para cuidar melhor de nós mesmos a esse respeito:

Faça uma dieta equilibrada e evite açúcares, frituras, farinhas refinadas e aditivos artificiais.

Aposte em alimentos ricos em antioxidantes e você fará com que suas células funcionem melhor: laranjas, cenouras, vegetais de folhas verdes, batata doce, abobrinha…

A vitamina C é uma boa aliada para cuidar da pele e está presente em frutas cítricas, legumes, tomates e brócolis; também peixes oleosos ou nozes, ricos em ômega 3, são benéficos para o nosso corpo e para combater o aparecimento de rugas.

Uva, soja e chá verde: anote-os na lista de compras porque são alimentos ricos em isoflavonas , cuja função é fornecer colágeno à pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.