Saúde

Para que serve drenagem linfática com rolo de jade

para que serve drenagem linfática

Quer saber para que serve drenagem linfática com rolo de jade? Veja a seguir.

Entre os diferentes tipos de massagens que existem, para fins terapêuticos ou estéticos, a drenagem linfática continua a ser a campeã sobre qualquer outro tipo de tratamento para problemas circulatórios.

Abaixo está para que serve drenagem linfática com rolo de jade. 

Para que serve drenagem linfática com rolo de jade

A drenagem linfática com rolo de jade, é uma massagem linfática lenta e suave que é realizada especialmente para aumentar o fluxo da linfa, um fluido incolor que flui pelos vasos linfáticos e drena toxinas e resíduos celulares. 

Na prática, é realizado em clínica estética particular para tratamentos de beleza e é realizado por fisioterapeutas ou esteticistas especializados nesta técnica. 

A massagem linfática consiste em pressionar lenta e circularmente a pele com os dedos ou as palmas das mãos por todo o corpo no sentido da circulação linfática e variando a pressão durante a massagem. 

Não é um procedimento doloroso, pelo contrário, ajuda a eliminar líquidos , proporcionando sensação de bem-estar durante e após o procedimento. 

A drenagem linfática é conhecida por sua ação anti-inflamatória sobre o tecido. Esta técnica é usada tanto na área médica quanto na cosmética. 

Efeitos terapêuticos da drenagem linfática

A nível médico, é particularmente recomendado para aliviar edemas, inflamações e úlceras. Também é útil para tratar problemas de circulação sanguínea e problemas linfáticos, como insuficiência venosa. 

A drenagem linfática, de fato, melhora as defesas do organismo, estimulando o fluxo linfático. Também tem um efeito calmante no sistema nervoso autônomo e tonifica o intestino, o que ajuda a combater a constipação. 

Por último, é frequentemente utilizado em esportes para preparar os músculos para o esforço físico e permitir maior desempenho e melhor recuperação. 

Diferenças entre drenagem linfática e massagem convencional

É importante conhecer e diferenciar corretamente uma Drenagem Linfática de uma massagem convencional ou comum. 

A massagem é caracterizada porque vamos causar um aumento no tônus ​​​​muscular. Além disso, quando aplicado, podemos até causar dor, devido à pressão (de moderada a forte) que exercemos na área a ser tratada. 

Quando estamos fazendo uma massagem, vamos aumentar o fluxo sanguíneo devido ao forte ritmo que se exerce sobre a área, de modo que essa região experimentará uma mudança em sua cor, pois ficará vermelha. 

No entanto, a Drenagem Linfática é, como mencionamos anteriormente, uma carícia suave, para que o paciente nunca perceba ou sinta dor.

Por outro lado, a pressão e o ritmo com que a Drenagem Linfática deve ser realizada é muito suave e com o mesmo ritmo, que às vezes até se torna monótono.

E, por outro lado, dizer que diferentemente da massagem convencional, quando essa técnica é realizada, nenhum tipo de creme ou óleo é aplicado. 

Benefícios

O sistema linfático tem principalmente duas funções: 

  • Como dissemos antes, uma função é purificar todas as substâncias residuais e toxinas que nosso corpo gera.
  • Por outro lado, tem uma função protetora, pois de certa forma também regulará nosso Sistema Imunológico, evitando assim que vírus e bactérias entrem em nosso corpo.
  • Portanto, podemos dizer que a Drenagem Linfática pode nos trazer grandes benefícios. 
  • Benefícios que podemos destacar:
  • Melhora a reabsorção de líquidos, pois ativará a circulação linfática.
  • Como consequência do que foi mencionado no ponto anterior, o edema ou inchaço devido à retenção de líquidos será reduzido.
  • Melhora consideravelmente as defesas do nosso corpo.
  • Sendo uma massagem que deve ser aplicada com tanta suavidade, terá um efeito relaxante no paciente.

Outro benefício que podemos citar é que a Drenagem Linfática terá efeito analgésico naqueles pacientes que apresentam algum tipo de dor. Acima de tudo, é muito eficaz em pacientes que sofrem de fibromialgia.

Graças à Drenagem Linfática o nosso Sistema Urinário também será estimulado e por isso também obteremos benefícios a este nível.

E, claro, também teremos grandes benefícios em nosso Sistema Circulatório e veremos grandes melhorias naquelas pessoas que apresentam problemas no retorno venoso, como varizes. 

Como você pôde verificar, são muitos e grandiosos os benefícios obtidos graças à Drenagem Linfática. 

Mas devemos dizer que esses benefícios são apenas temporários, pois estamos apenas tratando os sintomas e não a causa. Por isso é sempre recomendado ao paciente um certo grau de assiduidade e perseverança no tratamento.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.