Beleza e Estética

De onde as mulheres fazem xixi?

mulheres fazem xixi

Muitas mulheres não sabem de qual parte do corpo vem o xixi. Muitos assumem que fazem xixi pela vagina, mas isso não é verdade. Então, de onde as mulheres fazem xixi? A resposta é a uretra, mas onde está e como funciona? Leia mais para descobrir. 

Então, de onde as mulheres fazem xixi?

A parte do corpo de onde as mulheres fazem xixi é chamada de uretra. A abertura ou orifício uretral é um pequeno orifício localizado anterior à vagina e posterior ao clitóris, na área entre os pequenos lábios, chamada vestíbulo.

A uretra é um tubo oco, constituído por três camadas, que liga a bexiga urinária e o meato urinário e transporta a urina da bexiga para fora do corpo. 

Como a uretra é relativamente curta (cerca de 4 a 5 centímetros), os micróbios podem entrar no trato urinário através da uretra e causar infecções. 

Higiene inadequada, atividade sexual frequente desprotegida, múltiplos parceiros sexuais, uso de métodos contraceptivos como diafragmas e/ou espermicidas e condições que comprometem o sistema imunológico são fatores de risco para infecções do trato urinário. 

Anatomia da uretra feminina

A uretra é um tubo oco que consiste em várias camadas e desempenha um papel importante na função corporal de expelir a urina do corpo. Este tubo tem 4,8 a 5,1 centímetros de comprimento e é a extremidade do trato urinário vital. 

O trato urinário é composto pelos seguintes órgãos:

  • Rins
  • Ureteres
  • Bexiga
  • Uretra

Geralmente, o esfíncter da bexiga e a uretra são contraídos até que a bexiga esteja cheia e envie sinais ao cérebro para urinar. 

Quando o corpo está pronto para urinar, o cérebro envia sinais para a uretra e o esfíncter para relaxar e, uma vez que os músculos relaxam, eles permitem que a urina passe e saia do corpo. 

O processo de micção feminina explicado

Todo o trato urinário é um sistema orgânico projetado para produzir, transportar, armazenar e expelir a urina do corpo. Esse sistema é dividido em trato urinário superior e trato urinário inferior, que trabalham juntos para remover produtos metabólicos, resíduos tóxicos e fluidos extras do corpo de maneira coordenada. 

O trato urinário superior tem um fluxo constante de urina, mas o trato urinário inferior usa o músculo esfíncter da bexiga e a uretra para manter a eliminação intermitente. Isso também pode ajudar a limpar o trato urinário periodicamente de micróbios nocivos que podem entrar no trato urinário através da uretra. 

Os rins coletam a urina da corrente sanguínea e a urina viaja dos rins para a bexiga através de tubos finos chamados ureteres. Uma pessoa não pode controlar o trabalho de seus rins. A bexiga é um reservatório que pode conter até 1,5 a 2 xícaras de urina. 

Quando você estiver pronto para fazer xixi, a bexiga esvazia na uretra, que move a urina para fora do corpo. Esse processo é chamado de micção e normalmente é um processo consciente e controlado. 

Do que é feito o xixi?

Os rins filtram água, produtos residuais e certos medicamentos da corrente sanguínea. O líquido coletado nos rins é chamado de urina. 

A urina é mantida na bexiga até que você esteja pronto para se aliviar. A bexiga pode segurar o xixi por um período de tempo variado, entre 2 e 5 horas em adultos saudáveis, dependendo de quão cheia está e quão forte são os músculos envolvidos. 

A urina é composta principalmente de água, sais inorgânicos e compostos de nitrogênio, como uréia, ácido úrico e creatinina. 

O urocromo ou urobilina é um produto químico que dá à urina uma cor amarela. A cor do seu xixi pode ser amarelo pálido ou transparente ou âmbar escuro, dependendo de quão hidratado você está. 

Quanto mais claro seu xixi, mais hidratado você está, e quanto mais escura a cor, menos hidratado você está. Certos compostos e pigmentos de vários alimentos e medicamentos alteram a cor da urina. Alimentos como beterraba podem dar ao seu xixi uma cor rosa ou vermelha. 

Certos medicamentos prescritos podem alterar seu xixi para uma cor azul esverdeada. Mas a cor da sua urina também pode mudar devido a condições médicas específicas. 

Tipos de ITU

Quando os micróbios entram na uretra devido à falta de higiene ou a um sistema imunológico enfraquecido, eles viajam pelo trato urinário e podem causar inflamação. Esta condição é chamada de infecção do trato urinário (ITU). 

A infecção pode viajar desde a uretra até a bexiga e os rins e causar inflamação em qualquer um desses órgãos. Aqui estão os tipos de UTIs:

 Uretrite: A uretrite é uma inflamação na uretra. Os sintomas da uretrite são ardor ao urinar e secreção da uretra. 

Cistite: A cistite é uma infecção localizada na bexiga. A cistite é o tipo mais comum de ITU. Causa dor e ardência ao urinar, principalmente no final, vontade frequente de urinar e dor pélvica. A cor da sua urina também pode mudar, podendo ficar turva e ter um cheiro forte.

Pielonefrite: A pielonefrite é a inflamação em um ou ambos os rins devido à infecção. Os sintomas mais comuns de pielonefrite são calafrios e febre, dor nas costas ou na lateral, náuseas e vômitos e alterações na urina, como urina turva, com sangue ou com mau cheiro.

Essas condições são bastante comuns. A ITU inferior não complicada é uma das infecções mais comumente tratadas. Até 40% das mulheres experimentarão inflamação ou infecções do trato urinário em algum momento de suas vidas. 

Maneiras de manter o trato urinário saudável

Manter seu trato urinário saudável e limpo envolve manutenção e conscientização. Pode ser tão simples quanto mudar seus hábitos de higiene e gerenciar sua dieta.

Higiene: Um método simples e eficaz para prevenir ITUs é praticar hábitos de higiene corretos. A direção em que você limpa sua área vaginal com papel higiênico é de grande importância. 

Certifique-se de começar perto da frente e limpar em direção ao seu ânus, todas as vezes. Isso evita que os micróbios do seu reto cheguem perto da uretra e possivelmente entrem nela.

Dieta: Beba mais água . Manter-se adequadamente hidratado mantém seu sistema urinário fluindo e você pode expelir a urina com mais regularidade, o que ajuda a autolimpeza da uretra.

Medicação: Se você foi diagnosticado com uma infecção, seu médico pode prescrever um antibiótico que funciona para matar os micróbios nocivos que colonizam o trato urinário.

Saber de onde as mulheres fazem xixi e como funciona o sistema urinário é importante. Saber como seu sistema urinário funciona pode prevenir uma ITU e complicações subsequentes, ajudando você a entender os hábitos de higiene adequados e como cuidar de sua saúde geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.